Mestre Bimba
O Criador da Capoeira Regional

Manoel dos Reis Machado
(Salvador, 23 de novembro de 1900 – Goiânia, 5 de fevereiro de 1974
Foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional.
Ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta.
Mestre Bimba misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque (luta do Nordeste Brasileiro extinta com o passar do tempo).
Manoel dos Reis Machado, filho de Luís Cândido Machado exímio lutador de Batuque e Maria Martinha do Bonfim, mais conhecido como Bimba, teve seu primeiro contato com a capoeira aos 12 anos de idade (1912), ele iniciou na capoeira na estrada das boiadas, hoje bairro da Liberdade, em Salvador.
Seu mestre foi o africano Bentinho.
Foi um eximio lutador e acima de tudo um grande educador, foi o responsavel por tirar a capoeira da marginalidade. Praticantes dessa arte se denominam "capoeira", pois, para eles, a capoeira é um estilo de vida – ser, pensar, agir como um capoeira.
Mestre Bimba um dos capoeiristas mais conceituados em sua época, carismático. Passou a ensinar capoeira – agora chamada luta regional baiana e mais tarde capoeira regional – priorizando as pessoas de nível social mais alto e universitários; isto tiraria a capoeira da marginalidade. Abriu sua academia em 1930, sendo a primeira academia de capoeira da história e a quinta termos gerais do Brasil.
Ele transformou a capoeira, numa luta com método de ensino próprio tornando-a um verdadeiro curso de Educação Física e criando rituais como:
Batizado, Formatura e Especialização.
Na academia de Mestre Bimba há uma série de recomendações, o qual consta de nove itens:
-
Deixe de fumar;
-
Deixe de beber;
-
Evite demonstrar aos seus amigos de fora da roda de Capoeira os seus progressos. Lembre-se que a surpresa é a melhor arma de luta;
-
Evite conversar durante o treino;
-
Procure gingar sempre;
-
Pratique diariamente os exercícios fundamentais;
-
Não tenha medo de se aproximar do oponente, quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá;
-
Conserve sempre o corpo relaxado;
-
É melhor apanhar na roda do que na rua.
O que caracterizava a Capoeira Regional, é sua “seqüência de ensino”. A sequência é para o capoeira o seu ABC. Ela veio contribuir de maneira definitiva para o aprendizado da Capoeira.
Em 1936, Bimba desafiou qualquer lutador de qualquer luta para enfrentá-lo com a sua Regional. Os adversários foram: Vitor Benedito Lopes, Henrique Bahia, José Custódio dos Santos (Zé 1) e Américo Ciências. Bimba vence a todos e sagra-se campeão.
Em 1953, apresentava-se ao Presidente Getúlio Vargas no Palácio em Salvador. Em 1968, comemora os 50 anos de Capoeira Regional. Em 1969 vai ao II Simpósio Brasileiro de Capoeira no Rio de Janeiro.