top of page

Mestre  Bimba

O Criador da Capoeira Regional

Manoel dos Reis Machado

 

(Salvador, 23 de novembro de 1900 – Goiânia, 5 de fevereiro de 1974

 

Foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional.

Ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta.

Mestre Bimba misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque (luta do Nordeste Brasileiro extinta com o passar do tempo).

 

Manoel dos Reis Machado, filho de Luís Cândido Machado exímio lutador de Batuque e Maria Martinha do Bonfim, mais conhecido como Bimba, teve seu primeiro contato com a capoeira aos 12 anos de idade (1912), ele iniciou na capoeira na estrada das boiadas, hoje bairro da Liberdade, em Salvador.

Seu mestre foi o africano Bentinho. 

Foi um eximio lutador e acima de tudo um grande educador, foi o responsavel por tirar a capoeira da marginalidade. Praticantes dessa arte se denominam "capoeira", pois, para eles, a capoeira é um estilo de vida – ser, pensar, agir como um capoeira.

 

Mestre Bimba um dos capoeiristas mais conceituados em sua época, carismático. Passou a ensinar capoeira – agora chamada luta regional baiana e mais tarde capoeira regional – priorizando as pessoas de nível social mais alto e universitários; isto tiraria a capoeira da marginalidade. Abriu sua academia em 1930, sendo a primeira academia de capoeira da história e a quinta termos gerais do Brasil. 

 

Ele transformou a capoeira, numa luta com método de ensino próprio tornando-a um verdadeiro curso de Educação Física e criando rituais como:

Batizado, Formatura e Especialização.

 

Na academia de Mestre Bimba há uma série de recomendações, o qual consta de nove itens:

  1. Deixe de fumar;

  2. Deixe de beber;

  3. Evite demonstrar aos seus amigos de fora da roda de Capoeira os seus progressos. Lembre-se que a surpresa é a melhor arma de luta;

  4. Evite conversar durante o treino;

  5. Procure gingar sempre;

  6. Pratique diariamente os exercícios fundamentais;

  7. Não tenha medo de se aproximar do oponente, quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá;

  8. Conserve sempre o corpo relaxado;

  9. É melhor apanhar na roda do que na rua.

 

O que caracterizava a Capoeira Regional, é sua “seqüência de ensino”. A sequência é para o capoeira o seu ABC. Ela veio contribuir de maneira definitiva para o aprendizado da Capoeira.

 

Em 1936, Bimba desafiou qualquer lutador de qualquer luta para enfrentá-lo com a sua Regional. Os adversários foram: Vitor Benedito Lopes, Henrique Bahia, José Custódio dos Santos (Zé 1) e Américo Ciências. Bimba vence a todos e sagra-se campeão.

 

Em 1953, apresentava-se ao Presidente Getúlio Vargas no Palácio em Salvador. Em 1968, comemora os 50 anos de Capoeira Regional. Em 1969 vai ao II Simpósio Brasileiro de Capoeira no Rio de Janeiro. 

Entre em contato:
(11) 9 6729-6594

Encontre-nos:
Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá
São Paulo – SP 05160-030

bottom of page