top of page

A Capoeira e o Desenvolvimento Infantil

Iniciação na capoeira

O primeiro contato com a capoeira e a orientação dada determinarão o entendimento que o iniciante de capoeira terá desta atividade ao longo de toda sua vida de capoeirista, ao mesmo tempo que a especificidade da capoeira causa estranheza, desperta também a curiosidade, tudo é novidade para o iniciante.

O processo ensino-aprendizagem deve corresponder ao desenvolvimento motor de cada criança, fragmenta-se o movimento para se chegar ao todo.

Através de brincadeiras a criança realiza os movimentos sem preocupação de perfeição e sim alegria de estar participando da atividade proposta.

É nesta fase que limites começam a ser assimilados. As regras de funcionamento do treino, da roda, a noção de hierarquia e respeito começam a ser compreendidos ao final desta fase.

Esta fase finaliza quando o iniciante, já dominando alguns movimentos da capoeira, é batizado, ritual do qual ele participará, jogando, em uma roda, com um monitor, instrutor, Contramestre ou Mestre, simbolizando a sua entrada no mundo da capoeira.

 

Os estilos de ensinos

Evidências de estudos sugerem que os professores mais efetivos são aqueles que variam o ambiente de ensino aprendizagem, quanto mais estimulante e diverso for o ambiente de treino, maior será o desenvolvimento deste iniciante.

 

O movimento na capoeira

Na capoeira os movimentos tem um objetivo definido, seja de atacar, defender ou recuperar o equilíbrio, criando uma situação nova que possibilite aplicar um golpe com precisão, para isso fatores importantíssimos como a percepção, a noção de distância, a lateralidade, o ritmo, a velocidade,o reflexo e a coragem interagem nesse complexo que é o jogo da capoeira.

Os movimentos no jogo da capoeira não são pré-fixados, a criatividade e a improvisação de movimentos somados a técnica e a estratégia é que tornam um capoeirista hábil.devido aos movimentos de grande agilidade, flexibilidade e destreza e também ao respeito e camaradagem que é imposto durante o jogo, a capoeira desenvolve de forma integrada os três domínios de aprendizagem do ser humano: psicomotor, afetivo e cognitivo.

É importante fazer com que a criança de três a seis anos entenda o movimento que está executando e não apenas o repita porque o professor mandou.

De grande importância também, é observar o prazer proporcionado à criança pelo  “aprender Capoeira”, quando o papel do professor sai de mero instrutor e passa a ser de mediador e motivador, despertando na criança a vontade e o desejo de aprender a jogar Capoeira e não simplesmente, jogar Capoeira.

 

Desenvolvimento psicomotor e capoeira

A educação psicomotora deve ser considerada como educação básica para a escola primária. Ela condiciona todas as aprendizagens pré escolares e escolares, se a criança não tiver conseguido tomar consciência do seu corpo, lateralizar-se, situar-se no espaço, dominar o tempo, se não tiver adquirido habilidade suficiente e coordenação de seus gestos e movimentos, essas aprendizagens não podem ser conduzidas a bom termo, surgindo assim inadaptações sempre difíceis de melhorar quando já estruturada.

 

Coordenação dinâmica geral

Qualidade de sinergia que permite combinar a ação de diversos grupos musculares para a realização de uma série de movimentos com um máximo de eficiência e economia.

A criança para adquirir coordenação dinâmica geral deve situar-se diante de uma tarefa global, onde vai encontrar respostas através de ajustamentos progressivos, descobrindo assim uma nova práxis. O corpo deve ter um desembaraço global em relação com o seu meio de comportamento. São associações das situações propostas e experiência pessoal da criança que fará com que ela explore e compreenda a situação nova que resultará em aprendizagem.

 

Características psicomotora e a capoeira

A criança é capaz de reconhecer direita e esquerda em outrem, ocorrem também a percepção das formas geométricas, esta pode ser auxiliada pela prática da capoeira através da ginga que forma um triângulo, da roda de capoeira que forma um círculo.É a fase que prepara para movimentos mais habilidosos além de aumentar a resistência e a força muscular. É a fase do aperfeiçoamento de múltiplas formas de movimento e da aquisição das primeiras combinações.

 

 

Todo ser tem seu mundo construído a partir de suas próprias experiências corporais.

Entre em contato:
(11) 9 6729-6594

Encontre-nos:
Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá
São Paulo – SP 05160-030

bottom of page