Capoeira x ViolĂȘncia
ViolĂȘncia: Ato ou efeito de violentar. / OpressĂŁo, tirania: regime de violĂȘncia. / Direito Constrangimento fĂsico ou moral exercido sobre alguĂ©m.
(Definição Dicionårio Aurélio)
O que caracterizaria a violĂȘncia na capoeira?
Utiliza-lĂĄ como forma de agredir ou ferir o outro fĂsica ou moralmente, de modo que o individuo agredido se sinta lesado ou desrespeitado. Dependendo da gravidade do ferimento fĂsico, pode acarretar o crime de lesĂŁo corporal que estĂĄ previsto no CĂłdigo Penal Brasileiro (CP) em seu art. 129.
CAPĂTULO II
DAS LESĂES CORPORAIS
LesĂŁo corporal
Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saĂșde de outrem:
Pena - detenção, de trĂȘs meses a um ano.
LesĂŁo corporal de natureza grave
§ 1Âș Se resulta:
I - Incapacidade para as ocupaçÔes habituais, por mais de trinta dias;
II - perigo de vida;
III - debilidade permanente de membro, sentido ou função;
IV - aceleração de parto:
Pena - reclusĂŁo, de um a cinco anos.
§ 2° Se resulta:
I - Incapacidade permanente para o trabalho;
II - enfermidade incuravel;
III - perda ou inutilização do membro, sentido ou função;
IV - deformidade permanente;
V - aborto:
Pena - reclusĂŁo, de dois a oito anos.
LesĂŁo corporal seguida de morte
§ 3° Se resulta morte e as circunstĂąncias evidenciam que o agente nĂŁo quĂs o resultado, nem assumiu o risco de produzĂ-lo:
Pena - reclusĂŁo, de quatro a doze anos.
Diminuição de pena
§ 4° Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domĂnio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vĂtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.
Substituição da pena
§ 5° O juiz, não sendo graves as lesÔes, pode ainda substituir a pena de detenção pela de multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis:
I - se ocorre qualquer das hipĂłteses do parĂĄgrafo anterior;
II - se as lesĂ”es sĂŁo recĂprocas.
LesĂŁo corporal culposa
§ 6° Se a lesĂŁo Ă© culposa: (Vide Lei nÂș 4.611, de 1965)
Pena - detenção, de dois meses a um ano.
Aumento de pena
§ 7Âș Aumenta-se a pena de 1/3 (um terço) se ocorrer qualquer das hipĂłteses dos §§ 4Âș e 6Âș do art. 121 deste CĂłdigo. (Redação dada pela Lei nÂș 12.720, de 2012)
§ 8Âș - Aplica-se Ă lesĂŁo culposa o disposto no § 5Âș do art. 121.(Redação dada pela Lei nÂș 8.069, de 1990)
ViolĂȘncia DomĂ©stica (IncluĂdo pela Lei nÂș 10.886, de 2004)
§ 9Âș Se a lesĂŁo for praticada contra ascendente, descendente, irmĂŁo, cĂŽnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaçÔes domĂ©sticas, de coabitação ou de hospitalidade: (Redação dada pela Lei nÂș 11.340, de 2006)
Pena - detenção, de 3 (trĂȘs) meses a 3 (trĂȘs) anos. (Redação dada pela Lei nÂș 11.340, de 2006)
§ 10. Nos casos previstos nos §§ 1o a 3o deste artigo, se as circunstĂąncias sĂŁo as indicadas no § 9o deste artigo, aumenta-se a pena em 1/3 (um terço). (IncluĂdo pela Lei nÂș 10.886, de 2004)
§ 11. Na hipĂłtese do § 9Âș deste artigo, a pena serĂĄ aumentada de um terço se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficiĂȘncia. (IncluĂdo pela Lei nÂș 11.340, de 2006)
Como podemos observar em seu contexto histĂłrico, a capoeira nasceu em manifestação contra a violĂȘncia. Infelizmente a situação que o negro vivia sĂł o permitia combater a opressĂŁo com a mesma moeda. Observemos que a capoeira nasceu como luta de defesa contra a opressĂŁo do algoz. Ela nĂŁo surgiu como instrumento opressor
Esquenta banho
Mestre Bimba utilizava o esquenta banho como forma de desenvolver a malĂcia e o aspecto da defesa pessoal da capoeira, porĂ©m, alguns alunos utilizavam de maneira violenta como forma de acerto de contas, de conflitos ocorridos durante ou atĂ© mesmo fora da roda.
Maltas de capoeira
As maltas eram grupos de capoeira diversos que funcionavam como uma espĂ©cie de gangues , em que cada malta controlava uma parte especĂfica da cidade. Esses grupos usavam a capoeira de forma violenta, de maneira a amedrontar a população da cidade onde comandavam, e ainda para atacar outro grupo rival ou a polĂcia. Devido a violĂȘncia e Ă criminalidade das maltas, a capoeira foi afastando-se de sua condição original de prĂĄtica urbana de resistĂȘncia negra, assumindo um papel de ameaça Ă população e a ordem pĂșblica, o que gerou violenta repressĂŁo a qual a capoeira sofreu durante esse perĂodo.
A capoeira em projetos sociais
Atualmente a capoeira Ă© usada em diversos projetos sociais, colaborando de forma expressiva para a redução da violĂȘncia urbana, jĂĄ que a capoeira Ă© capaz de favorecer a aquisição de valores e saberes culturais e sociais, contribuindo com a inclusĂŁo social atravĂ©s do movimento, da arte e da mĂșsica. Assim Ă© possĂvel notar que apesar de alguns episĂłdios violentos na histĂłria da capoeira, Ă© importante frisar seu carĂĄter pedagĂłgico e de inclusĂŁo social, que por esses e outros motivos levaram a capoeira a ser reconhecida como patrimĂŽnio cultural brasileiro.