Personagem da Capoeira
Introdução
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou areias .
Objetivo
O objetivo desse trabalho foi revisar a literatura sobre a avaliação dos Personagens na Capoeira deste da época até o dia de hoje . Muitos nomes estão envolvidos de grandes Mestres de Capoeira Angola e Regional.
Materiais e métodos
Trata-se de uma revisão sobre alguns Personagens da Capoeira cujo levantamento dos dados foi realizado através das referências utilizada pelo Google e Wikipedia .

MADAME SATÃ
João Francisco dos Santos nasceu em 25 de fevereiro de 1900 na cidade de Glória de Goitá em Pernambuco.Foi dado por sua mãe a um senhor ainda menino e pouco depois fugiu com uma mulher que lhe ofereceu um emprego no Rio de Janeiro.
Passou a maior parte de sua vida nas ruas boêmias da Lapa.
Negro elegante, pobre limpo, célebre marginal, valentão, artista, homossexual com orgulho, ele ganhou um concurso de fantasia no baile de carnaval ,sua fantasia era de Madame Satã e já ganhou este apelido também , capoeirista e carnavalesco. Assim foi definido uma das personalidades mais marcantes e famosas que Ilha Grande já teve.

BESOURO MANGANGA
Capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manuel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado como Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer

QUERIDO DE DEUS
Samuel Querido de Deus, mas pouco se sabe de real sobre a vida do famoso e lendário capoeirista, não se sabe ao certo nem seu nome e sua data de nascimento. O que se tem conhecimento é que era pescador e saveirista. Sua fama se deu por volta dos anos 30 e 40 do século XX. Uma época em que muitos estrangeiros visitavam a Bahia com o intuito de conhecer a capoeira e muitos deles queriam conhecer o famoso Samuel Querido de Deus.

NASCIMENTO GRANDE
José Antonio do Nascimento, mais conhecido como “Nascimento Grande”, foi um dos valentões mais terríveis de Recife, no fim do século 19. Assim como o legendário BESOURO MANGANGÁ, era respeitado na Bahia; MANDUCA DA PRAIA no Rio de Janeiro e NASCIMENTO GRANDE em Pernambuco. Era alto, forte, usava um chapéu e tinha uma bengala que pesava quinze quilos. Uma “bengalada” e Nascimento Grande mandava o sujeito dormir mais cedo.

SINHOZINHO
Agenor Moreira Sampaio, mais conhecido como Sinhozinho de Ipanema, era paulista, nascido em Santos, em 1891,Tendo praticado outras formas de luta, como o Box e a luta greco-romana, via a capoeira como luta, sem se dedicar a seus aspectos de música,.Os capoeiras do Rio de Janeiro usavam sua arte para brigarvam em disputa de seus territórios. A navalha e a faca eram seus companheiros constantes, causando ferimentos e mortes ao final das contendas. Provavelmente por isto, a capoeira é pobre em recursos para a luta agarrada e se completava com estas armas.

CIRÍACO
O primeiro confronto entre um capoeirista e um lutador oriental deu-se em 1909, no Rio de Janeiro, quando apareceu por lá um campeão japonês de jiu-jítsu, Myaco, dando exibições. Um grupo de estudantes de medicina convidou-o a enfrentar um conhecido capoeirista, carregador do Café Saúde, chamado Ciríaco, que vivia pelas docas.