As Oito Sequências de Mestre Bimba
Introdução
A sequência de Mestre Bimba é considerada o primeiro método para o ensino- aprendizagem da Capoeira, foi desenvolvida na década de trinta, destinada ao iniciante .Ela foi inserida no mais amplo da educação, ao proporcionar um aprendizado da realidade do cotidiano, mediante as experiências vivenciadas em diferentes conflitos da sociedade. Segundo Itapoan ( 1999) era obrigatório tanto para formado quanto para professor saber a sequência no dia da formatura , pedia-se para fazer a sequência , era uma sequência feita para os alunos iniciantes, os alunos mais graduados desenvolviam outras sequência. A sequência mostrava para o aluno que ele tinha a ataque e defesa , nesta sequência não se toca instrumento nenhum, porque quando Mestre Bimba perguntava para o aluno se ele já sabia a sequência e ele respondia que sim colocava-se ele para ser batizado pela primeira vez tocando o Berimbau.
Objetivos
Estimular o aluno iniciante a estudar a sequência de maneira animada, fazendo com que ele possa dominar toda sequência estando apto para jogar pela primeira vez na roda de capoeira ao som de um Berimbau.
Método
A Sequência própria para os iniciantes, pois o grau de complexidade é menor, não exige habilidade motora apropriada , ao tempo em que suscita uma forte motivação quando ultrapassa as etapas.
Resultados
Silva (1995), o método de Capoeira de Mestre Bimba valorizou muito os treinamentos fazendo com que a capoeira fosse aceita e utilizada em diversas atividades esportivas, Mestre Bimba valorizou mais a roda como uma das mais ricas situações de aprendizado, aonde o aluno tem a oportunidade de jogar em ritmos diferentes, e sentir a sensação de liberdade e de poder criar seus próprios movimentos de acordo com sua habilidade.
Conclusão
Podemos considerar que a Sequência de Mestre Bimba é um método de ginástica eficiente na promoção de condicionamento físico. A sua prática aprimora técnica e desenvolve as qualidades físicas de base como agilidade, flexibilidade, coordenação ,força, velocidade, resistência e equilíbrio.
Sequências
Primeira Sequência
Aluno A: Meia-Lua de frente (dir), Meia Lua de frente (esq), armada e Aù.
Aluno B: Cocorinha, Cocorinha, vingativa de solo c/ role e cabeçada
Segunda Sequência
Aluno A: Martelo( dir), Martelo (esq), Cocorinha, Benção e Aú.
Aluno B: Rapa, Rapa Armada, Vingativa de solo c/ role e Cabeçada
Terceira Sequência
Aluno A: Queixada lateral (dir), Queixada lateral ( esq ), Cocorinha, Benção e Aú
Aluno B: Cocorinha, Cocorinha, Armada,Vingativa de solo,c/ role e cabeçada
Quarta Sequência
Aluno A: Tapona, Vingativa de solo c/ role e cabeçada
Aluno B: Baianada e Aú
Quinta Sequência
Aluno A: Giro, Joelhada, Aú
Aluno B: Cabeçada, Vingativa de solo c/ role e cabeçada
Sexta Sequência
Aluno A: Meia-Lua de Compasso e Cocorinha
Aluno B: Cocorinha e Meia-Lua de Compasso
Sétima Sequência
Aluno A: Armada, Cocorinha,Benção e Aú
Aluno B: Cocorinha, Armada, Vingativa de solo c/role e cabeçada
Oitava Sequência
Aluno A: Benção e Aú
Aluno B: Vingativa de solo c/ role e cabeçada
ALMEIDA, Raimundo César Alves. A saga do mestre Bimba. Salvador: Edição do Autor, 1994. p.17,63,73. Bimba perfil do mestre. Salvador: Edição do Autor, 1982, p.45